Afinal, o que é MICROPIGMENTAÇÃO??

04/04/2011 16:56

 

 

O objetivo da DERMOMICROPIGMENTAÇÃO (também chamado de maquiagem definitiva, maquiagem permanente, maquiagem semi-permanente, maquiagem temporáriaé colorir a epiderme, através de pigmentos de natureza vegetal, mineral ou orgânica.

        A dermopigmentação é uma técnica utilizada na correção e simetrização de sobrancelhas onde podem ser utilizadas técnicas de contorno, preenchimento, fio a fio,causando a diminuição ou a eliminação de falhas. Nos olhos é aplicada a técnica do contorno. Nos lábios pode ser realizado o preenchimento, contorno, aumento ou diminuição, bem como corrigir o formato da boca, harmonizando, realçando e valorizando ainda mais a personalidade e a beleza de cada mulher (SAMPAIO & RIVITTI, 2007).


        Na atualidade, a dermopigmentação, também está sendo muito utilizada para corrigir imperfeições ou cicatrizes pós-cirúrgicas, como a reconstrução do complexo aréolo-mamilar em mulheres que passaram pelo procedimento de mastectomia ou de mamoplastia. São técnicas utilizadas para complementar e adicionar ao trabalho do cirurgião (RIBEIRO, 2006).


        Na área paramédica a dermopigmentação, atualmente, ocupa um lugar de destaque, pois está diretamente ligada à recuperação da auto-estima da pessoa que se submete ao procedimento, pois geralmente não está procurando somente por motivos estéticos. Muitos clientes carregam desde o nascimento o desgosto de uma hipercromia muito aparente em seu corpo, outros com cicatrizes no rosto em função de acidentes ou cirurgias, ou ainda casos de problemas nas aréolas mamárias e lábios com cicatrizes distorcidas como lábio leporino, onde a busca é por um resgate de autoestima e um aspecto mais íntegro da fisionomia do indivíduo (MARTINS et al., 2009)..